18 de janeiro de 2019

Terçol, hordéolo, calázio, nomes diferentes, mesmos sintomas

Quase todas as lesões da pálpebra são popularmente consideradas terçóis, embora existam duas patologias diferentes responsáveis por seu aparecimento: uma com infecção, o terçol, e a outra sem infecção, o calázio. O terçol ou hordéolo consiste na inflamação das glândulas Zeis e Mol.

Os principais sintomas são dor, rubor e calor, sinais típicos de infecção provocada por uma bactéria. Já a inflamação da glândula de Melbômio não é produzida por bactéria e chama-se chalázeo ou calázio. A evolução das duas patologias é semelhante. Em dois ou três dias, elas tendem para o autocontrole, mas o calázio pode circunscrever e ficar na pálpebra sob a forma de um granuloma. No terçol, embora haja mais rubor, mais dor e mais calor, ele geralmente drena ou desaparece espontaneamente.

Por sua vez, o calázio atinge uma glândula mais profunda e, mesmo depois de ter sido controlada a inflamação, fica um granuloma que pode aumentar ou diminuir sem sinais inflamatórios. Isso pode ocorrer de vez em quando, se a glândula voltar a produzir secreção que não consegue ser eliminada, porque há um bloqueio na saída.